.... e isto não tem nada haver com inspiração.
Inspiração é a coisa mais inoportuna que existe. Sempre te pega sem papel ou caneta por perto. Esqueça ela se quiser realmente compor algo.
Composição vem de método e prática. Tem muito mais haver com suor e dedicação.
Deriva de dispor diariamente de 5 minutos à um dia inteiro só para escrever um refrão. Martelar, martelar, martelar...
Até que uma hora ela nasce, depois de um parto criativo. E você olha pra ela, com o olhar de um pai para um filho...
No dia seguinte você até pode pensar em jogar fora. "Nossa, que porcaria!" pode dizer. Antes de cometer esse assassinato, crie coragem e mostre a música à alguém que possa ajudar a melhorar. Aproveite todas as suas idéias.
Agora, se o refrão ou a canção não sai da tua cabeça... parabéns. É provável que muitos cantem ele contigo.
PARTE PRÁTICA
Não é obrigatório ter um tema pré-determinado antes de iniciar a composição, mas limitar até onde ir é melhor para focar nas idéias certas que surgirem para essa temática.
Anote tudo o que surgir na cabeça sobre o tema. Frases, idéias sonoras, dinâmicas... se determinada frase não se encaixa na estrofe que está compondo, talvez ela faça parte de uma passagem ou até do refrão.
Enxergue a composição como um funil... e ele deve sempre apontar para o melhor que a canção pode ser.
Métodos:
- Apartir do refrão
- De cima a baixo
- Apartir do riff
- Apartir da letra pronta
- Apartir da melodia
- Jams
Apartir do refrão é a forma mais usada para criar canções de trabalho para álbuns. Aquele carro chefe do CD. Ele deve ser "grudento' (no melhor significado da palavra) na parte sonora, e principalmente na letra. O resto da música deve "orbitar" ao redor dele. Crie a estrofe e uma passagem para o refrão. Introdução e uma ponte para o refrão final é bem vinda também.
Compor uma letra de cima a baixo, simultâneamente à melodia talvez seja o método mais instintivo que há, e eu acredito que também o mais utilizado. Composições legais surgem assim, me orgulho de algumas que fiz usando esse método, o "entretanto" é que por surgir sem uma direção definida, ela vai seguir à qualquer lugar... o que não chega a ser um grande problema.
Canções criadas apartir do riff me lembram muito AC/DC. Existem várias outras bandas com certeza, mas converse com o guitarrista da tua banda. Isto é mais com ele...
Na minha nunca-modesta opinião, começar um som apartir da letra pronta é o mais complexo de todos. Nunca me arrisquei a compor desse jeito, pela letra limitar demais a composição sonora. Porém, acho que é o modo mais livre para compor letras. Tente, e deixe a sua banda se virar. Vai que dá certo?
Reza a lenda que Renato Russo escreveu "Indios" apartir da melodia já composta pelo resto da Legião. É como pegar uma melodia de uma música conhecida e inserir outra letra. ... é um meio muito válido. Não é tão simples quanto deveria ser, por ter que respeitar limitações de compasso e entonação, mas ainda sim é bem útil.
Sobre Jams... se os músicos já têm uma larga bagagem e experiência musical, vai sem medo. Mas acredito que se tu leu até aqui, não é o seu caso... assim como não é o meu também.
DICAS GERAIS
Evite rimas óbvias, brinque com as palavras e ambiências.
Subentendimentos, ambiguidade, irônia e mudanças no andamento vocal são recursos que poucos compositores usam nos dias de hoje. Escrever o que pode ser compreendido de várias maneiras pode ser um tremendo diferêncial nas tuas composições.
Evite mostrar canções inacabadas para alguém que não vai ajudar à completá-las.
Nunca espere a vontade de compor chegar. Esteja ali antes.
Não há nada de errado em compor 3, 4 letras ao mesmo tempo. Quando as idéias param de vir em uma, é porque elas estão em outra.
Ler vai aumentar o teu vocabulário para as composições.
E respeite o tempo de cada composição. Uma composição pode ficar em "gestação" de 10 minutos à anos... letras são atemporais.
...........................................
Me perdoe se exterminei todos os teus lúdicos sonhos sobre a letra perfeita vir na hora perfeita. É mais fácil papai noel e coelhinho da páscoa existirem. Afinal, a vida é assim e as nuvens não são feitas de algodão...
E espero de coração que, para qualquer um que queira eternizar suas idéias e reflexões, esta postagem seja útil. No final das contas, vagamos aqui para isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário